Cuidar nunca é demais

Artigo de Exemplo para copiar

Sabia que o uso excessivo do computador ou do telemóvel pode causar lesões?


O uso continuado das novas tecnologias tem mudado a forma como nos relacionamos com o mundo em geral e em especial com a família e amigo e a forma como trabalhamos.
Atualmente, os gadgets, como telemóveis, computadores são os responsáveis por alguns problemas de saúde, nomeadamente as lesões nas mãos, e pelo agravamento de outros já existentes como os da coluna.
A má postura geralmente adotada aquando da sua utilização agrava problemas de coluna, dores de cabeça e os que tem a ver com a rigidez da zona cervical e dos ombros.
Para além disso as tendinites, os síndromas do canal cárpico (pulsos) surgem ou pioram visivelmente.
Precisamos de aprender a exercitar, por um lado, e a relaxar, por outro, os músculos das mãos, os dedos, os ombros e toda a nossa coluna cervical

A Vital Mais deixa-lhe algumas dicas que podem fazer a diferença:

Ao computador e ao telémovel mantenha uma postura correta:
Mantenha sempre as costas direitas
Pernas em ângulo de 90 graus e pulsos apoiados sobre a mesa de trabalho
Faça paragens de hora a hora
Evite escrever sem que o telemóvel esteja apoiado numa superfície plana (se estiver sentado no sofá, coloque uma almofada por baixo dos antebraços).
Use os dois polegares para escrever, para não sobrecarregar apenas um deles

Faça os seguintes exercicíos:

Exercícios
Levante-se e faça alongamentos com os braços:

Junte as mãos à altura do peito e faça força, uma contra a outra.
Feche as mãos e rode, várias vezes, os dois pulsos para dentro e depois para fora
De pé, pernas ligeiramente abertas, rode o tronco, só o tronco (mantenha a anca virada para a frente), para um e outro lado.
Em pé, incline o pescoço (sobre o ombro) para um e outro lado, depois em direcção ao peito e para trás. Repita a sequência, 3 vezes.
Deixe cair braços ao longo do corpo e relaxe ombros e braços, e toda a zona cervical.

Exercício para mãos, pulsos e dedos:

Compre uma pequena bola de borracha ou de silicone: aperte bem a bola, e largue, 10 a 15 vezes. Repita várias vezes ao dia.
Adquira o hábito de mexer os dedos. Estique-os! Massaje-os!